Cartagena fica a pouco mais de uma hora e meia de voo a partir de Bogotá. Lá os táxis não têm taxímetro, mas do aeroporto até a cidade amuralhada há um preço fixo de 10 mil pesos colombianos. Para outros lugares, é necessário combinar o valor da corrida com o taxista, mesmo que chamemos por aplicativos como EasyTaxi (que funciona muito bem).
A cidade de Cartagena foi fundada por Pedro de Heredia em junho de 1533 e, durante o período colonial, foi um dos principais portos nas Américas para transporte de ouro e prata, além de local para o comércio de escravos oriundos da África.

Muralhas de Cartagena
O rei Felipe II mandou construir as Muralhas de Cartagena com 11 km de extensão para proteger a região dos piratas como Francis Drake e outros invasores, dando origem à cidade amuralhada que atualmente concentra muitos dos principais pontos turísticos da cidade. A muralha só foi concluída em 1796, 25 anos depois da independência da Colômbia. Pode ser visitada por dentro e por cima, já que há partes onde é larga o suficiente para andar ou ficar sentado vendo as pessoas passarem, admirar o mar e o pôr do sol.

Alcaldía Mayor, perfeitura de Cartagena
A cidade murada de Cartagena é muito fotogênica e colorida e tem aquele ar descontraído de praia e calor. A população lembra muito a das nossas cidades praianas do nordeste. A arquitetura colonial espanhola, porém, é mais imponente que a portuguesa, com pés direitos altos, grandes espaços internos e varandas floridas que tornam cada casa, cada esquina em uma foto em potencial. A cidade é cheia de monumentos, igrejas, praças e bandeiras de Cartagena e da Colômbia.

Fachadas típicas de Cartagena
A parte turística está na sua maior parte renovada e foram preservados edifícios de moradores famosos como Francis Drake e Simon Bolívar, sendo que este último também dá nome a uma praça que exibe sua estátua.

Chapéus colombianos
No final da tarde, os vendedores se espalham pelas ruas para vender suas bolsas coloridas e chapéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário